Pincéis: Como lava-los?

by - março 03, 2013

Se tem uma coisa que eu considero muito chato - mas é necessário - é lavar os pincéis de maquiagem. E admito que as vezes ainda tenho dúvidas de qual é o melhor jeito de lava-los.


Pela lógica, eu usava shampoo - um pouquinho só - o mesmo que eu uso pros meus cabelos. Os pincéis de cerdas naturais ficam macios e cheirosos. Nesses eu ainda dava até um tratamento com condicionador - ok, ainda passo condicionador nesses de cerdas naturais até hoje. Os sintéticos ficam só no shampoo mesmo, e tá de bom tamanho, hahaha!

Até o dia que eu ganhei uma miniatura de um shampoo próprio para pincéis. Confesso que eu achava que não dava diferença, mas percebi uma coisa: dependendo do produto, e da quantidade que você usa, tem que enxaguar MUITO bem, senão ele fica com resíduo de shampoo no centro do pincel e acaba estragando. Percebi isso com o shampoo normal, aquele mesmo que eu uso pros meus cabelos. Já com o próprio pra pinceis fica mais fácil de enxaguar. Atribuí isso a consistência dos produtos, o shampoo próprio parece mais "ralinho" que o shampoo normal. E na falta de um shampoo próprio, que convenhamos não é fácil de encontrar, o famoso amarelinho Johnson's Infantil funciona a contento.

É. Lavando e aprendendo.

E os pincéis de base e corretivos que ficam impregnados? Bom, não lembro onde eu li, mas no caso desses pincéis, se forem de cerdas sintéticas dá pra usar detergente neutro - aquele mesmo que você usa na cozinha - que ele tira a melequeira em dois tempos. E não é que funciona? Mas eu só faço isso caso o pincel seja de cerdas sintéticas. E aquela velha propaganda de detergente que dizia que uma gotinha rendia, é verdade: com uma gotinha você consegue deixar o pincel limpinho.

E pode esfregar os pincéis? Pode, aliás, deve. Mas nada de "ogrice", com delicadeza você esfrega ele na palma da sua mão, em movimentos circulares ou de um lado pro outro. A sujeira vai saindo fácil, fácil.
Na hora de secar, aí sim nada de esfregar. Só apertar a toalha pra tirar o excesso de água, com cuidado pra não deformar. E deixar secar em cima de outra toalhinha.

Mas, eu sempre me pergunto se o jeito que eu faço, é o jeito certo. Então pra tirar a dúvida fui caçar vídeos no Youtube. Achei três vídeos muito interessantes:

1) By Julia Petit - do site Petiscos.


O jeito que eu lavo meus pincéis é desse mesmo jeito que a Julia lava. Nada de dó, molha, passa o shampoo, esfrega, esfrega, enxaaaagua direitinho e depois aperta com a toalhinha, ajeita as cerdas e deixa secar. Mas o que eu achei interessante é o jeito que ela deixa os pincéis dela pra secar.

Mas uma coisa que me incomoda, foi o que eu citei lá em cima. As vezes, mesmo você dosando a quantidade de shampoo, tem pincel que você tem que enxaguar umas trocentas mil vezes, porque parece que o shampoo teima em impregnar no miolo. Isso acontece geralmente com os pincéis mais gordinhos e fofos - como os de pó e os kabukis.

Aí encontrei esse outro jeito de lavar:

2) By Sadi Consati, maquiador do O Boticário:


Ele mostra dois jeitos de lavar, e a segunda maneira achei muito interessante pra resolver meu problema de shampoo que impregna no miolo do pincel. Vou testar da próxima vez que eu for dar banho nos meus bonitinhos.

E o último vídeo é o modo básico de lavar, mas ela dá umas boas dicas e explica direitinho também, por isso resolvi colocar aqui:

3) By Beca Brait do becabrait.com.br


Gostei da dica com o spray limpador de pincéis, mas como ela mesma diz, é opcional.

Bom, depois de assistir esses vídeos - e mais uns que eu não incluí aqui, senão o post ia ficar imenso - pelo menos fico mais tranquila e concluí que faço o procedimento da forma mais correta possível. :)

E vocês, como costumam lavar seus pincéis?

Leia Também

1 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related