Na minha estante - 5 livros de moda que eu indico

by - outubro 03, 2015

Olá Pessoal!

E finalmente consegui postar! Mês passado, setembro, foi meio bagunçado aqui no blog, né? Mas é porque teve uma semana em que fiquei sem internet e não pude fazer nada mais que... esperar.
Mas vou confessar que, de certa maneira, esse tempo que fiquei meio que desligada do mundo virtual, serviu para eu redescobrir meus livros! E no meio da arrumação deles, olhei para os meus títulos de moda e pensei: porque não fazer um "top 5" com os melhores da minha pequena biblioteca? 

5 livros de moda que eu indico

Heranças do meu tempo de faculdade, separei os 5 livros mais interessantes da minha pequena coleção fashion, que apresento agora para vocês:

1) Coolhunters - Caçadores de tendências na moda

Coolhunters

Editora: Senac SP 
Nº de páginas: 122
Ano de lançamento: 2011
Onde comprar: Editora Senac SP | Estante Virtual.   

O que é considerado cool nos dias de hoje? De onde vem as tendências? E o que está na moda?
Saiba que tudo o que você consome hoje, há um tempo atrás passou pelo olhar atento de algum Coolhunter em alguma parte do mundo. Esse é um profissional que sempre está atento a tudo e a todos, investigando não só a própria moda, como o mundo ao redor. O próprio nome já diz: ele "caça" tudo que é cool
Se você quer entender essas e outras questões sobre o que faz de um Coolhunter um "caçador", esse livro pode dar uma boa ajuda. Usei ele quando fiz o curso de extensão universitária no Senac e é um dos poucos livros que conheço - se não o único - a tratar do assunto especificamente voltado para o foco da moda. 

2) A Linguagem Das Roupas

A Linguagem Das Roupas

Editora: Rocco 
Nº de páginas:285
Ano de lançamento: 1997 
Onde comprar: Estante Virtual

É o livro mais velho em data de lançamento dessa relação, mas não menos interessante. Ele chegou às minhas mãos por acaso, através de uma troca de livros num desses momentos de sorte da vida...
Esse livro aborda de uma forma muito bacana o significado por trás do que queremos ser ao nos vestirmos e traz à tona a máxima "somos o que vestimos" - ou não. A autora faz um passeio pela história, mesclando vários outros assuntos como psicologia, artes, literatura .... tudo isso para mostrar que as roupas são símbolos que se comunicam e tem sua linguagem própria. Parece meio maluco, mas não é! Vale muito a pena a leitura.

3) Pelo mundo da moda - Criadores, grifes e modelo

Pelo mundo da moda

Editora: Senac SP 
Nº de páginas: 520 
Ano de lançamento: 2007 
Onde comprar: Editora Senac SP | Estante Virtual 

Pode-se dizer que Lilian Pacce é uma das mais conceituadas jornalistas quando o assunto é moda. Lilian atualmente apresenta o programa GNT Fashion no canal GNT, tem um site com seu nome - e que eu recomendo, tem link no meu blogroll - e também escreve sobre moda para o jornal "O Estado de São Paulo". Já foi colunista no jornal "Folha de São Paulo" e colaborou com algumas revistas como Veja, Vogue e Elle.
Nesse livro - com prefácio escrito por ninguém menos que Vivienne Westwood - Lilian faz uma coletânea de artigos e entrevistas com inúmeros ícones do mundo da moda que fez em sua carreira como jornalista, mostrando assim o outro lado da moda: o lado de quem produz a moda.

4) ... ismos para entender a moda

ismos: Para Entender a Moda

Editora: Globo
Nº de páginas:160
Ano de lançamento: 2011 
Onde comprar: Submarino | Estante Virtual

Lembro que a primeira vez que vi esse livro, foi na mão de uma amiga na faculdade... e em uma folheada percebi o quão rico em informação ele era. Resultado: assim que pude comprei um pra mim.
Organizado por ordem cronológica, ele é super recheado de referências e ilustrações. E a autora vai te conduzindo a um passeio pela história da moda de maneira bem fluida, explicando a origem e surgimento das tendências, passando pelos movimentos culturais e históricos, até chegar aos dias atuais. É uma ótima fonte para estudantes de moda e até para quem se interessa sobre o assunto.   

5) O Evangelho de Coco Chanel

O Evangelho de Coco Chanel

Editora: Seoman
Nº de páginas:216
Ano de lançamento: 2010
Onde comprar: Livraria Cultura | Estante Virtual 

Pra mim, Chanel não foi uma diva, ela é diva até hoje, não me canso de repetir que sou fã! Ela foi muito mais que a estilista que iria revolucionar o guarda-roupa feminino para sempre. Com a sua personalidade marcante, ela apresentou um novo mundo para as mulheres. Chanel era uma mulher à frente da sua época.
O livro "O Evangelho de Coco Chanel" não é mais uma biografia propriamente dita mas nem por isso deixa de ser interessante. A autora nesse livro aborda a história da estilista dividida em capítulos temáticos, e de maneira divertida, ela sutilmente transmite as lições de vida deixadas por Chanel. 
As ilustrações do livro também valem um destaque: super amorzinhos, feitas pela ilustradora Chelsey McLaren, dão um charme a mais a cada capítulo. ❤️

***** 

E essas foram as minhas escolhas, espero que tenham gostado. 
E vocês? Tem alguma dica de algum livro de moda que já tenham lido? Deixem aí nos comentários, apesar de ter minha mini biblioteca de moda - e que continua crescendo - adoro conhecer novos títulos. :)

Disclaimer Resenhas

Leia Também

0 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related