Mochilando - Ilha do Mel

by - janeiro 17, 2014

Primeiro post de 2014, aeeeeee!

Depois de uma temporada na praia, onde passei a virada do ano, e de volta à cidade grande, é hora de cair na realidade e começar a organizar o ano novo, né? Confesso que meu 2014 ainda está bem incerto, mas uma coisa já me surgiu pra me animar e ficar mais divertido: planejar uma viagem!

E no ritmo de praia, verão e férias, estive relembrando algumas viagens que já fiz, e que me dão saudades... até comentei no twitter, que estava assistindo "Muita Calma Nessa Hora" e me dando saudades absurdas de Búzios - Cidade linda, onde foi gravado o filme.

O filme é bobo, mas engraçado. E com paisagens lindas... Clique aqui pra ver o trailer
E então nessa vibe de "relembrar é viver", resolvi resenhar um lugar que eu amo de paixão, que estava nos meus planos em 2013, mas acabou nem rolando, e quem sabe ainda role esse ano...

Apresento-lhes então, a Ilha do Mel:

Já fui três vezes para lá: em 2002, 2004 e em 2011. E não consigo enjoar desse lugar..
Cercada de lendas e histórias e situada na entrada da Baía de Paranaguá, a Ilha do Mel é um dos pontos turísticos de maior destaque no litoral paranaense. Apesar disso, a ilha guarda uma estação ecológica em boa parte dela, onde o acesso ao turismo é vetado para a preservação da fauna e flora local. Na ilha também é proibido veículos motorizados, ou seja, lá não entra carro.


Aliás, preservação é a palavra de ordem na Ilha do Mel, que tem limite de 5.000 visitantes por dia. É feito todo um controle de entrada e saída da Ilha.


Papa Bituca aprova a preservação da Ilha! 
A Ilha conta com cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas, onde estão localizadas a maioria das pousadas e infra-estrutura. Há pousadas para todos os bolsos e para os mais aventureiros, há também campings. 

Um pouquinho de Nova Brasilia...
Das vezes que fui para lá, na primeira e segunda vez fiquei em Encantadas, que é bem mais sossegada e na minha opinião, tem um clima bem gostoso. Na última vez, fiquei em Nova Brasilia, onde rola o agito noturno.  

E o que se tem pra fazer lá? 

Além das praias e trilhas a serem exploradas, há os pontos históricos como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.

Farol da praia das Conchas

A trilha pro Farol é até tranquila, e a vista vale a pena:


Praias lindas, mesmo com o tempo nublado.
Pedaço da Fortaleza, vista do mar
Nessa última vez em 2011, não deu tempo de ir até a Fortaleza, e as fotos da mesma que eu tinha, sei lá onde raios foram parar... - acho que se perderam no tempo em algum HD dos meus antigos pcs, afinal já faz um bom tempo - Mas apesar de ser uma das atrações mais longes, que exige uma caminhada para se chegar, recomendo subir para o mirante do morro da Baleia, logo atrás da Fortaleza. A subida também não é lá das mais facinhas, não tem degraus pra facilitar como no Farol, mas a vista de lá é uma das mais lindas da Ilha. Compensa o esforço.  

E apesar de ser uma atração natural, a Gruta das Encantadas e seus mistérios:


Diz uma das lendas da Ilha, que há muito tempo atrás a gruta era habitada por lindas sereias, que atraiam os marinheiros e pescadores com sua canção. E não desdenhe as lendas locais, pessoal lá leva a sério o respeito pela cultura da Ilha!

A afiliada da Globo no Paraná (RPC TV) chegou até a fazer uma minissérie chamada "A Lenda das Encantadas" em um dos seus programas locais, o Revista RPC. São três capítulos que foram gravados no início do ano passado na Ilha, vale a pena dar uma conferida nas paisagens. Caso alguém se interesse: http://redeglobo.globo.com/platb/rpctv-revistarpc/tag/a-lenda-das-encantadas/

E uma coisa que muito recomendo...

O pôr do sol na praia do Farol! 



Ignorem a nossa brisada nesse vídeo, hahaha! E não, apesar do clima de reggae da Ilha, não estávamos fumadas!
Pôr do sol sempre é um espetáculo a parte, onde quer que você esteja. E na Ilha não é diferente. Vale a pena.

Vida Noturna

De dia, os vilarejos tem um clima bem sossegado, mas a noite.. a coisa se transforma! Muitos restaurantes/lanchonetes oferecem jantar com música ao vivo, isso quando não viram literalmente uma balada.  

Em Encantadas, senti que o clima é mais sossegado quanto a isso mesmo. Rola umas "reggae night" e uns luaus, mas não chega a incomodar se você está a procura de sossego. 

Já em Nova Brasilia, vi restaurante a beira mar virar balada a noite, com DJ e tudo o mais. E pizzaria com show ao vivo. Uma coisa chata em ter mais agito nessa vila, é quando você se cansa da bagunça e vai pra pousada querer dormir. Se sua pousada for perto da trilha principal, reze pro seu quarto não ser de frente, porque o barulho da galera empolgada passando pela trilha incomoda um pouco... 

Se interessou? Quer ir pra lá? Então seguem algumas dicas: 

- Como chegar:  o ponto de partida mais fácil, é Curitiba. E de Curitiba, o meio mais rápido e mais econômico é pegando o ônibus na Rodoviária até Pontal do Sul, que é de onde saem os barcos para a Ilha. De Pontal até a Ilha são uns 30 minutos mais ou menos. Também dá pra sair de Paranaguá para a Ilha, mas a travessia sai mais cara e demora mais - em torno de 1h30 a 2h.
Empresa que faz as linhas para Pontal do Sul e Paranaguá: http://www.viacaograciosa.com.br/
Sobre a travessia de barco, já é cobrado o valor de ida e volta + taxa de visitação à Ilha. Pela última informação que achei, por Pontal sairia R$29,00 e de Paranaguá sairia R$34,00. Informações, horários e valores: http://www.ilhadomelpreserve.com.br/ilhadomeltabelas.htm. Mas é bom confirmar certinho antes, certo?

- Onde ficar: Pousadas e campings tem aos montes, e de todos os preços. Se você quiser ir para lá na alta temporada ou feriados, recomendo fazer um planejamento prévio e procurar reservar até com 2 ou 3 meses de antecedência. A maioria das pousadas oferecem pacotes com café da manhã inclusos.
Sobre indicações, posso falar pelas que fiquei: em Encantadas fiquei na Estrela do Mar e em Nova Brasilia fiquei na Recanto Tropical. No quesito conforto, a Estrela do Mar é bem melhor - e tem ar condicionado, hahaha! - Não são todas, mas a maioria das pousadas da Ilha são mais rústicas. Mesmo assim não deixam de ser aconchegantes.
Para mais opções:

- O que levar: dinheiro em espécie - assim como na Ilha Grande, não tem agencia bancária na Ilha - remédios e kit para pequenos ferimentos (Band aid, antisséptico) - Não tem Farmácia na Ilha! - blusa, tênis para as trilhas, protetor/bronzeador/bloqueador solar, repelente e lanterna. Sim, lanterna!


Acredite, serão seus melhores amigos por lá a noite...
- Para saber mais: 

- Informações úteis:

Para quem achar mais prático, há agencias que fazem excursões e pacotes, como a CVC - Pacote Curitiba + Ilha do Mel - e a FVA, agência pela qual eu estou acostumada a viajar.
Já vi outras agências que oferecem excursões, mas por não conhecer os serviços dessas outras prefiro não deixar aqui os links. Para quem tiver interesse em saber eu posso enviar via e-mail.

Bora planejar a próxima viagem?

Crédito das fotos e vídeos: eu mesma, da minha última viagem em 2011.
OBS: Resenha feita a partir da experiência de viagem da autora do blog; Todas as opiniões e sugestões contidas no texto não visam qualquer lucro ou publicidade. 

Leia Também

1 deram uma olhadinha

  1. Demorei SECULOS, mas cá estou e li tudinho!!! Claro né... pra me deixar na vontade! Saudades da Ilha do Mel!!!! O lugarzinho bão, calmo, tranquilo... *-* Quem sabe dessa vez os planos dão certo né...

    ResponderExcluir

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related