Mochilando - Kinkaku-ji no Brasil? Saiba que ele existe sim!

by - novembro 03, 2013

*Olha eu aqui outra vez! Demorei, mas voltei! 
Porque apesar de tudo, eu sou brasileira e não desisto desse blog nunca, hahaha*

Você sabia da existência de uma réplica do famoso Kinkaku-ji de Kyoto aqui no Brasil?
Se você não sabia, vem comigo que eu te mostro!


O Kinkaku-ji original fica em Kyoto. Traduzindo, Kinkaku-ji (金閣寺) significa Templo do Pavilhão Dourado. O templo original tem data de construção no ano de 1397, pelo xogum Yoshimitsu Ashikaga e após a sua morte, seu filho transformou o Kinkaku-ji em um templo budista. A cor dourada que dá o nome dele não é por acaso: o templo é todo revestido em folhas de ouro! 

A réplica brasileira fica no município de Itapecerica da Serra, São Paulo e ao contrário do original, não é revestida de ouro, mas sim pintado de dourado mesmo. Foi idealizada em 1976 por Alonzo Bain Shattuck, um americano que morou no Japão durante 15 anos. O empreendimento teve como arquiteto Takeshi Suzuki e ainda contou com a participação de dois escultores japoneses: Noburo Norisada e Kanto Matsumoto. 

Antes de mais nada, esclarecendo: o Kinkaku-ji de Itapecerica é um templo ecumênico e cinerário. Sim, é um local onde são guardadas cinzas. As cinzas da minha bachan - avó - paterna e do meu tio estão lá. O local atualmente é administrado pelo Grupo Memorial

Portão de entrada para o parque onde fica a trilha e o templo.
O Kinkaku-ji brasileiro fica localizado em um terreno escarpado, e para chegar até ele é necessário encarar uma pequena trilha que desce até o templo, onde se atravessam pequenos lagos com carpas, pontes no estilo japonês e muito verde. 

 Passando o portão, vem a escadaria e o primeiro lago...

Exagero da minha parte - ou não - a trilha toda foi planejada de forma que em alguns pontos do caminho, você começa a acreditar que está em algum pedaço perdido do Japão...
E não se assuste se no meio do caminho você se deparar com essa cena. São túmulos no estilo japonês - escritos em kanji e tudo o mais. Dá pra realmente se sentir no Japão olhando isso.
Mas apesar disso, o local exala paz e tranquilidade.
Na verdade, tem uma estrada por onde se pode descer de carro direto até o templo, mas eu prefiro encarar a trilha a pé mesmo. Não perco essa paisagem por nada, e é tão gostoso! 

E no final da trilha, eis o templo.

Alguns detalhes.

E uma foto da parte de dentro do pavimento térreo.

Assim como o original, a réplica brasileira está rodeada por um lago, onde dá pra encontrar além das carpas alguns outros animais, como gansos - ou eram patos/marrecos/cisnes? Não me recordo, me desculpem! - e até tartarugas. 
Próximo ao templo também há uma pequena trilha ladeada de pés de Sakura. Nesse dia em que estive lá, elas não estavam floridas e por isso nem tirei fotos. Me desculpem again! 

Mas tirei foto do Enko-ji, o templo budista que fica coladinho ao Kinkaku-ji: 

Dei sorte dele estar aberto nesse dia! Olha o altar que legal!
No Enko-ji é possível praticar meditação e também são realizadas missas e cerimônias budistas. No entorno dessa sala, ficam algumas almofadas e nas paredes algumas instruções para meditação. Não tentei, mas achei o templo bem interessante, vale uma visita mais demorada. 

Se interessou em conhecer? Segue o endereço:
Kinkaku-ji do Brasil 
Rua Camarão, 220 (Chácara Palmeiras)
Itapecerica de Serra - SP
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4666-4895
Horários: abre diariamente, das 9h até as 17h.
O ingresso custa R$ 5,00 (crianças até 10 anos e idosos com mais de 65 anos não pagam)

Para chegar lá, o caminho mais fácil é pela Rodovia Regis Bittencourt até a saída 285, que leva ao centro de Itapecerica. No centro da cidade é só ir seguindo as placas, que não tem muito erro.


Mas achei esse mapinha pra dar um help...  E o GPS já foi inventado, né gente?
E pra quem se interessar, nesse feriado de finados, o Kinkaku-ji está com uma programação dias 02 e 03/11. Sei que o feriado mesmo já passou, mas tem o dia 03 - hoje - ainda: 


Leia Também

0 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related