Clipes + Animê

by - janeiro 27, 2013

Esses dias estava revirando meus arquivos de vídeos, e achei a versão em anime do clipe de Believe, do Arashi:


Essa versão em animê foi produzida pelos Estúdios Tasunoko em 2009, como promoção ao filme Yatterman, dirigido por Miike Takashi e estrelado por Sho Sakurai, do Arashi. A música Believe foi tema para a versão Live Action. O filme foi uma adaptação do animê de mesmo nome. Se quiser conhecer a outra versão do clipe, clique aqui! 

Nessa pegada, lembrei que música e animê sempre andaram juntas, de certa forma! Lembrei de outros clipes em animê, e me deu vontade de sair caçando todos eles de novo!

Mas antes, uma breve história sobre o Animê....

O termo animê (アニメ) atualmente é utilizado para designar qualquer animação japonesa. Há quem diga, que o sentido da palavra animê para os japoneses signifique todo tipo de animação, sendo ocidental ou não. As primeiras animações japonesas, mais ou menos do jeito que a gente conhece hoje, surgiram no Japão pós-guerra, quando mangakás (desenhistas de mangás = quadrinhos japoneses) começaram a ter contato com os quadrinhos americanos e animações da Disney. Ok, foi o suficiente para gerar grandes clássicos como A Princesa e o Cavaleiro e Speed Racer por exemplo...

E no cenário musical do ocidente, podemos conferir alguns exemplos da influência dos animês:

1) Linkin Park

• Breaking the Habit

 
Breaking the Habit foi produzido pelo DJ da banda, Joe Hahn - que além de tudo, também é formado em cinema e produziu mais outros clipes da banda - e teve a supervisão de Kazuto Nakazawa - famoso character design e diretor de várias séries de animê e games no Japão.

• Points of Authority


Points of Authority mostra uma guerra de mechas, no maior estilo dos robôs da série Gundam, e novamente tem dedo do Hahn nesse clipe - ele é super fã da série. E não seria a primeira vez que temos referencias dos famosos robôzinhos nos clipes deles. Quem nunca reparou na decoração do quarto no início do clipe de Somewhere I Belong?

2) Daft Punk

• One More Time


• Harder Better Faster



• Aerodynamic



Quem não se lembra desses clipes do Daft Punk? Na verdade, esses clipes são fragmentos do animê Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. O longa foi um projeto, em parceria com os criadores do album Discovery do Daft Punk com a Toei Animation, sob a supervisão de Leiji Matsumoto - o mesmo de Yamato, perceberam alguma semelhança no visual dos clipes com o clássico animê?

3) Gorillaz

• 19-2000


Gorillaz já é uma banda que nasceu em formato animê. Precisa de mais explicação?

4) Britney Spears 

•  Break the Ice


Não achei informação que explicasse esse clipe totalmente random. A única referência que se tem, é de que  a personagem de Britney seria a mesma do clipe de Toxic.

5) Simple Plan

• I Can Wait Forever


Até o Simple Plan entrou na onda! Na verdade, esse clipe surgiu da participação da banda no animê LaMB, do canal Animax. A música I Can Wait Forever fez parte da trilha sonora do projeto. Confesso que como fã de Simple Plan, eu surtei quando vi esse clipe. 

E indo mais longe no túnel do tempo, lembrei de um clipe, que não é ocidental:

6) Chage & Aska

• On Your Mark



On Your Mark foi um clipe produzido pelo conceituado diretor Hayao Miyazaki  do Estúdio Ghibli *faz reverência* a convite da própria dupla. Sou suspeita para falar de Miyazaki e Ghibli - fan detected - mas gosto muito desse clipe.

Sou muito a favor de mais clipes em animê nesse mundo.... Novas produções são muito bem vindas!

Fontes: Wikipedia, Animax, Simple Plan PopRock, MTV.

Leia Também

0 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related