Na telinha - 14-sai no Haha

by - fevereiro 04, 2015

Cheguei a comentar que estava pensando em começar a comentar sobre alguns doramas que assisti lá no post do 15 coisas para fazer em 2015, né?

Então, resolvi criar uma nova tag para o blog: "Na telinha". Além de doramas (Jdramas), também podem aparecer aqui filmes, novelas - inclusive aquelas da emissora do "plim-plim" mesmo - animes, séries, enfim... o que me der na telha de assistir e eu gostar, pode virar post. :)

E para começar, um dorama que já tem um tempinho - este é de 2006 - mas que me impressionou muito: 14-sai no Haha 「14才の母」- que traduzindo literalmente seria "Mãe aos 14 anos".

14才の母 - 14-sai no Haha

Ficha Técnica: 
Título em japonês: 14才の母
Título em romaji: 14 Sai no Haha (Juyon-sai no Haha)
Tradução: Mãe aos 14 anos
Nº de episódios: 11
Emissora: NTV (Nippon TV) 
Foi exibido em: Outubro de 2006 a Dezembro de 2006
Música tema: 「しるし」(Shirushi) - Mr. Children - Link para o clipe: http://youtu.be/xXA5StMti8c

Cheguei nesse dorama por causa de um post do blog Japão em Foco (esse daqui, para ser mais específica: http://goo.gl/iM1NM2). E já que estava procurando doramas interessantes fora do "clubinho" que os meninos do Arashi atuaram - que são os únicos doramas que eu ainda acompanho, naquelas, mas acompanho - quando li a sinopse dele, fiquei bem instigada a assisti-lo.

Resumidamente, a história é sobre Miki Ichinose (interpretada por Mirai Shida) que tem 14 anos e é uma estudante normal do ensino médio. Ela também tem um namorado um ano mais velho, seu colega de cursinho Satoshi Kirino de 15 anos (interpretado por Haruma Miura).

Miki & Satoshi
O casalzinho Miki e Satoshi
Até aí, você deve estar pensando: "Ah, mas isso então se trata da vida de uma adolescente com namoradinho e tudo mais... Normal."
Pois é... Normal, até Miki descobrir que está grávida aos 14 anos!

E agora, Miki?
Eita Giovanna! E agora, Miki? 
No Japão, o aborto é permitido por lei, e se a sociedade japonesa já não enxerga com bons olhos uma mãe solteira, que dirá uma menina de 14 anos grávida! A discriminação é grande, coisa que dá para perceber bem no decorrer da novela. Mesmo com o mundo todo indo contra essa gravidez - seu namorado, sua família, a sociedade - e tudo levando a acreditar que o desfecho seria outro, em meio a tantos acontecimentos angustiantes, Miki vai na contramão e enfrenta tudo e todos para ter o bebê.

E é essa decisão que faz com que ela amadureça na marra: é impressionante ver como o amor maternal que desperta, faz com que ela cresça e vá mudando o cenário em volta com a sua determinação até o final da trama.
É, bem dizem mesmo que amor de mãe não tem igual, mãe é mãe, não importa a idade, né?

Família Ichinose
Família Ichinose
E mérito para a atriz, Mirai Shida, que fez uma interpretação brilhante. Na época do dorama, enquanto sua personagem tinha 14 anos, a atriz tinha um ano a menos (13 anos).

Mesmo que a produção do dorama pareça ter se preocupado em chocar menos possível, por se tratar de um assunto polêmico, confesso que me deixou meio chocada ver uma menina de aparência tão frágil - para não dizer, infantil - enfrentando todas as barreiras que ela enfrentou. Não que fosse de se esperar que uma gravidez na adolescência seria tratada normalmente - não é normal nem mesmo aqui no Brasil, onde isso acabou se tornando mais um assunto que caiu na banalidade e já nem choca tanto, infelizmente - mas apesar de ter noção de como é a sociedade japonesa em relação a certos assuntos, pra mim foi tenso, me peguei pensando "Tem japoneses que sabem como ser cruéis com quem sai da linha". Imagino que quem não tenha conhecimento nenhum sobre a sociedade e cultura japonesa, vai achar tudo isso coisa de outro mundo ao assistir. :P (De certa forma, é, né?)

Enfim, se você quiser ver um bom dorama, que com certeza vai te emocionar, está dada a minha dica. :)

Tem como assisti-lo pelo YouTube (Legendado em português):

Ou se preferir, tem como fazer o download aqui: http://goo.gl/Ej6sgZ
Legendas por Kokoro Doramas.

Disclaimer

Leia Também

0 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related