Na minha estante - Sob a lua da Yakuza...

by - março 14, 2012

Tenho uma terrível mania de comprar mais livros do que tenho tempo de ler. E isso resulta em uma montanha de livros que começo e não termino. Acho que no ápice da ansiedade de dar cabo de todos de uma vez, já cheguei a ler três livros ao memos tempo...
Atualmente, estou lendo somente um - Memórias de uma Gueixa - e assim que termina-lo, venho fazer resenhinha dele também.

Com esse livro aqui não foi diferente, comprei e demorei eras para pegar pra ler mesmo:


Ficha Técnica:
Título: Yakuza Moon - Memórias da filha de um Gângster

Autora: Shoko Tendo 
Editora: Livros Escala
Ano da edição brasileira: 2010
Edição Nº:1
Páginas: 248
Formato: 16 x 22 cm
Título Original (inglês): Yakuza Moon: memoirs of a gangster's daughter
Ano original: 2004

Sempre tive vontade de ler esse livro, e acabei comprando-o em uma promoção do site Submarino, no final do ano passado, porém só no começo desse ano fui pega-lo direitinho. E me arrependi de não te-lo devorado antes, porque depois que comecei, não conseguia larga-lo! 
Não que o livro seja algo ultra-mega-uber extraodirnário. Quer dizer, o livro é bem interessante, de uma narrativa que te embala fácil, sem muita firula. Mas acho que o que prende mesmo é a empatia de Shoko, que acaba aproximando o leitor da sua história. Prova disso, é que confesso que em algumas passagens do livro, cheguei a me emocionar.

Como o sub-título diz, são as memórias da filha de um mafioso da Yakuza, que resolveu quebrar o silêncio e encarar suas origens ao escrever o que viveu durante todos os anos dentro da máfia. Nele, Shoko relata desde sua infância, passando pela adolescência conturbada até chegar na fase adulta. São relatos chocantes e reveladores, de quem conheceu de perto um lado nada glamouroso da visão esteriotipada que se tem da Yakuza. Segundo palavras da própria autora: "No Japão, é impossível esconder seu passado ou de onde vem. Percebi que a única maneira de mudar minha vida seria sendo honesta sobre o que vivi.'

O livro foi lançado no Japão em 2004, com apenas mil exemplares, mas surpreendentemente caiu no gosto do público, sendo traduzido para aproximadamente 20 idiomas e vendendo mais de cem mil exemplares em todo o mundo. A versão brasileira foi lançada em 2010.

Yakuza Moon também foi adaptado para mangá pelo escritor Sean Michael Wilson, e foi lançado originalmente em inglês no Japão em 2010 pela Kodansha International:



Atualmente, Shoko vive em Tóquio com sua filhinha Komachi. Ela mantém um blog, onde atualiza frequentemente com situações do seu cotidiano, porém... está todo em japonês: http://blog.livedoor.jp/shoko_tendo/

E seu site oficial: http://shoko-tendo.com/index.html - também em japonês.

Quem se interessar e quiser comprar o livro, clica em cima dos links: Livraria CulturaLivraria da Travessa, SaraivaSicilianoFnac, e se você não se incomodar em comprar um exemplar de segunda mão, tem no Estante Virtual também, só clicar aqui.

Leia Também

0 deram uma olhadinha

Se você leu, muito obrigada e espero que tenha gostado! Fique também a vontade se quiser deixar seu comentário, que terei o maior prazer em responde-lo. Fico feliz com a sua visita. Obrigada e volte sempre!

Related